Centro João Paulo II quer mais idosos nas colónias



Os meses de Julho e Agosto estão reservados às crianças, mas entre Março e Outubro o Centro Social João Paulo II, em Apúlia, continua de portas abertas a receber colónias de férias de idosos e de adultos portadores de deficiência.


Teresa Falcão, presidente da Direcção desta IPSS, realça que nestes dois meses de Verão o Centro Social João Paulo II está a fervilhar, proporcionando umas férias na praia a mais de 500 crianças.

A maioria das colónias de férias de crianças são oriundas do distrito de Braga, mas também ali gozaram férias colónias vindas dos distritos de Bragança e do Porto.
“O nosso objectivo é que as crianças de divirtam e que aproveitem a praia. Queremos que convivam umas com as outras e ao mesmo tempo que se eduquem umas às outras, ou seja, que se respeitem na convivência mútua”, afirmou Teresa Falcão ao ‘Correio do Minho’.

São muitas as juntas de freguesia e outras colectividades e grupos que aproveitam o Centro Social João Paulo II — que goza de um acordo atípico com a Segurança Social — para proporcionar férias a crianças e a idosos. No entanto, a IPSS está apostada em divulgar ainda mais os seus serviços e com esse objectivo está a desenvolver um site dinâmico na internet de modo a agilizar o contacto com eventuais interessados em realizar ali colónias ou outro tipo de actividades uma vez que as instalações também permitem fazer encontros (por exemplo de catequistas), reuniões de trabalho e formações.

“As juntas de freguesia que estejam interessadas em proporcionar às suas crianças ou aos seus idosos uns dias de praia podem contactar o Centro Social João Paulo II que nós explicamos quais são os procedimentos”, explica Luís Paiva, tesoureiro da instituição.

Já há 12 colónias de idosos agendadas para 2013

Por circunstâncias que se explicam com o estado tempo e as férias escolares, durante os me-ses de Julho e Agosto, o Centro Social João Paulo II está no seu auge. A Direcção quer agora rentabilizar ainda mais espaço chegando a mais idosos.


“Para o ano temos já 12 colónias de idosos agendadas. Em Março recebemos pessoas portadoras de deficiência e nos meses de Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro recebemos seniores”, explica Teresa Falcão.

A presidente justifica a vontade de atrair mais seniores com o facto de saber que há muitos idosos que nunca fizeram praia e também há outros que saem do núcleo familiar para os lares e ali permanecem. O repto está lançado às juntas de freguesia, câmaras e outras associações que desejem proporcionar aos seus idosos uma experiência diferente, saudável e muito gratificante: uma colónia balnear. Os interessados devem contactar o centro, que fica a menos de cem metros da Praia de Apúlia.

Luís Lima convida mesmo elementos de juntas, câmaras e outras colectividades “a virem conhecer as excelentes instalações do centro para que depois possam transmitir uma mensagem de confiança aos idosos e motivá-los a participar em colónias balneares”.

“Entre Novembro e Fevereiro também estamos abertos aos fins-de-semanas. As nossas instalações também são apropriadas para acolher formações, encontros, seminários e reuniões”, adianta ainda a presidente .

30-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário